Sithulpawwa

Sithulpawwa Rajamaha Viharaya is an ancient Buddhist monastery located in Hambantota District, Southern Province, Sri Lanka. Situated 18 km east of the pilgrimage town Kataragama, it is believed to have been built in the 2nd century B.C by king Kavantissa. Sithulpawwa Vihara can be reached by travelling 18 miles along the Tissamaharama-Yodhakandiya road towards the Yala National Park. Sithulpawwa is known as a location where thousands of Arhaths lived at one time.

This monastery was a place of worship for devotees as well as a center of Buddhist education for Buddhist monks. A large number of rock inscriptions have been found throughout the vihara complex. All these belong to the pre Christian era and some letters in these inscriptions show localisation effects compared to Inscriptions in the Anuradhapura in the same era.

【Text by Lakpura™. Images by Google, copyright(s) reserved by original authors.】

Sobre o Distrito de Hambantota

Hambantota é uma cidade rural na região costeira sudeste do Sri Lanka. É também a capital do Distrito de Hambantota, na Província do Sul do Sri Lanka. A aproximadamente 240 km de Colombo, Hambantota está em plena transformação, tornando-se um porto estratégico e centro comercial, passando por um amplo desenvolvimento de infraestrutura. Ladeada por extensas praias de areia, Hambantota é um local conveniente para visitar os pontos turísticos próximos.

O Parque Nacional de Bundala fica a 20 km a leste de Hambantota e o Santuário de Weerawila um pouco mais adiante. O Parque Nacional de Ruhuna e o Templo de Kataragama são outras atrações de fácil acesso a partir desta cidade.

Sobre a Província do Sul

A Província do Sul do Sri Lanka é uma pequena área geográfica composta pelos distritos de Galle, Matara e Hambantota. A agricultura de subsistência e a pesca são as principais fontes de renda da grande maioria da população desta região.

Marcos importantes da Província do Sul incluem os santuários da vida selvagem dos Parques Nacionais de Yala e Udawalawe, a cidade sagrada de Kataragama e as antigas cidades de Tissamaharama, Kirinda e Galle. (Embora Galle seja uma cidade antiga, quase nada sobreviveu de antes da invasão portuguesa.) Durante o período português, dois famosos poetas cingaleses, Andare, natural de Dickwella, e Gajaman Nona, natural de Denipitiya, no distrito de Matara, compuseram poemas sobre o homem comum.